Cevnautas da Lusofonia.

   Bom de acompanhar as iniciativas da União Européia para enfrentar o sedentarismo. Laércio

Só 36% da população portuguesa faz exercício físico
por Helder Robalo

Uma sondagem Eurobarómetro conclui que 59 % dos cidadãos da União Europeia nunca, ou raramente, praticam exercício ou fazem desporto. Em Portugal esse número sobe mesmo para os 64%.

A sondagem incidiu sobre desporto e atividade física. De acordo com o Eurobarómetro, a Europa do Norte é fisicamente mais ativa do que o Sul e o Leste. 70 % dos inquiridos na Suécia afirmaram que praticam exercício pelo menos uma vez por semana, o que é ligeiramente superior à percentagem da Dinamarca (68 %) e da Finlândia (66 %), seguindo-se os Países Baixos (58 %) e o Luxemburgo (54 %).

No outro extremo da escala, 78 % nunca praticam exercício ou fazem desporto na Bulgária, seguidos de Malta (75 %), Portugal (64 %), Roménia (60 %) e Itália (60 %).

Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pelo desporto, refere que "Os resultados da sondagem Eurobarómetro confirmam a necessidade de medidas para incentivar mais pessoas a fazer desporto e a praticar atividade física como uma parte integrante da sua vida quotidiana".

"Trata-se de um aspeto fundamental, não só em termos da saúde, bem-estar e integração das pessoas, mas igualmente devido aos custos económicos significativos resultantes da falta de atividade física. A Comissão está empenhada em apoiar os Estados-Membros nos esforços para incentivar a população a ser mais ativa, frisa Androulla Vassiliou.

Por isso, salienta, a Comissão Europeia vai "implementar a Recomendação do Conselho, recententemente adotada, sobre a promoção do papel da atividade física como contributo para a saúde, bem como a prossecução dos planos para uma semana europeia do desporto. O novo programa Erasmus+ também proporcionará - pela primeira vez - financiamento às iniciativas transnacionais para promover o desporto e a atividade física", frisa a comissária.

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3775062

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.