Tocadores, o Leopoldo me reenviou um artigo do Prof Aldo Barreto. Pedi porque tenho conversado com cumpanheros angustiados com o silêncio dos inocentes (das suas comunidades). Bobagem. Nesses 14 anos de CEV tenho encontrado, em lugares longínquos, cevnautas que colam as msgs nas paredes e quadros de avisos, e outros que não deixam de fazer propaganda para seus estudantes, mesmo sem nunca, ou raramente, terem cometido uma nota. Não devemos desanimar, pois. A pesquisa está conosco, irmãos. Laércio.

A sombra de uma maioria silenciosa

Na maioria das comunidades online, 90% dos usuários ficam na sombra e não contribuem com a vivência social, 9% dos usuários contribuem um
pouco e 1% dos usuários respondem por quase toda a ação de socibilidade online.

Todas as grandes comunidades, multiusuário nas redes sociais dependem de usuários para contribuir com conteúdo ou construir com uma parte da conversação; mas a maioria dos usuários não participam muito eles simplesmente observam.

Em contraste, uma pequena minoria dos usuários geralmente é responsável por uma grande quantidade desproporcional do conteúdo e da atividade do grupo. A participação na convivência segue uma regra 90-9-1:

• 90% dos usuários ficam escondidos (ie, procuram ler ou observar, mas não contribuem).
• 9% dos usuários contribuem de tempos em tempos, mas outras prioridades dominam seus tempos.
• 1% dos usuários participam muito e são responsáveis pela a maioria das contribuições: parece que eles não têm vida propria, porque muitas vezespostam um assunto apenas minutos após este ter acontecido.

Há cerca de 1,1 bilhões de usuários de Internet, mas apenas 55 milhões de usuários (5%) tem um weblogs de acordo com o site Technorati. Há apenas 1,6 milhões postagens por dia, porque algumas pessoas postam várias vezes por dia, apenas 0,1% dos usuários postam diariamente.

Com Blogs que a desigualdade de participação é ainda maiorr do que a regra 90-9-1, que caracteriza a maioria das comunidades online. Com os blogs, a regra é 95-5-0,1.

As desigualdades também são encontrados na Wikipédia, onde mais de 99% dos usuários estão na sombra. Segundo a página “sobre” da Wikipédia o site tem apenas 68 mil colaboradores ativos, o que é de 0,2% dos 32 milhões de visitantes que eles têm só nos EUA.

Participação e desigualdade existem em muitos lugares na web. Uma rápida olhada na “Amazon.com”, por exemplo, indica que o site tinha vendido milhares de cópias de um determinado livro, mas tinha apenas 12 comentários sobre o mesmo o que significaria que menos de 1% do compradores deixaram sua opinião sobre o livro.

Veja mais sobre o assunto na Fonte:
http://www.useit.com/alertbox/participation_inequality.html
http://ref-notes.blogspot.com/2010/08/universe-is-not-flat-let-conversations.html

http://aldobarreto.wordpress.com/2010/08/24/202/

Comentários

Por Margareth Anderáos
em 23 de Setembro de 2010 às 17:38.

Laercio

Seria uma dificuldade das pessoas em expor o que pensam

Por András Vörös
em 24 de Setembro de 2010 às 19:00.

Prezada Margateth e demais:

além da dificuldade de expor as suas idéias, por conta da formação superficial das instituições de ensino, temos também a falta de letramento, pois muitos não sabem , ou desaprenderam a escrever corretamente.

O festerê de escrever internetês é muito legal, entretanto por corromper as formas básicas de escrita, não permite que seja acessível a todos.

Graças ao bom senso muitos deixam de postar qualquer comentário pelo simples fato de não conseguir transpor ao papel (aqui leia-se no blog) um texto intelegível para todos.

O outro motivo decorre da sociedade atual, onde todos querem estar "de bem" com todos, fazendo uma espécie de politicagem......

Saudações verdejantes

(pois até no deserto temos ilhas de água e verde)

Por Laercio Elias Pereira
em 25 de Setembro de 2010 às 07:16.

Margareth, András, Pessoal,

Acho que tem outro fator, que eu gosto de chamar de "complexo de ganhar como um Paulo Coelho". As pessoas que fizeram pós-graduação, e tem coragem de escrever, mercadorizaram tudo, e acham que para desfrutar da sabedoria e conhecimentos universais deles, só pagando. Temos isso claro nos editores de revistas cientchíficas de 500 exemplares que não deixam o conteúdo aberto, e os autores de teses e dissertações - que em geral tiveram subsídio público - e escrevem protestando que a tese está no ar, ou pode ser fotocopiada no parceiro Nuteses. Tempos esquisitos. Laercio

Por András Vörös
em 25 de Setembro de 2010 às 12:40.

Puxa Laércio:

realmente não havia atentado para o detalhe dinheirístico, pois há mmmmuito tempo abandonei a abordagem financeira do saber.

A humanidade só poderá evoluir com a distribuição da informação, pois sabedoria e conhecimento são atributos de quem sabe usar a informação.

Mas, resta a dúvida: evoluir para que?

Para matar melhor?,

para prolongar o sofrimento melhor?

para poluir mais a terra por mais tempo?

Creio que estamos no caos social !!!! 2012 vem aí !!!!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.