Gente Boa,

   Vamos dar uma repassado no trabalho que o Alvaro fez e a Claudia palpitou sobre as vantagens da nossa migração de listas pra comunidades? Depois dessa passada pelos Tocadores vamos publicar e persistir. http://ligcev.com/lvc

VANTAGENS DAS COMUNIDADES SOBRE AS LISTAS

11 razões para participar de uma comunidade do CEV

Tudo começou no dia 30 de julho de 1996: a primeira mensagem na primeira lista do CEV, a cevefesport. Em 22 de maio de 2009 – quase 13 anos depois – a lista cevefesport virou a comunidade EF-Esporte, a primeira a migrar para esse novo formato. Transformações graduais porém significativas para acompanhar a evolução tecnológica e poder, assim, utilizar ferramentas cada vez mais apropriadas.

Integradas ao portal do CEV, as comunidades oferecem inúmeras vantagens sobre as listas. Participar das comunidades é MAIS seguro, responsável, fácil, organizado, democrático, preciso, solidário, humano, bonito, interativo e legal.

Mais seguro porque a postagem de debates e comentários é reservada às pessoas que se cadastram gratuitamente no quem é quem do CEV e,  portanto,  protegida por nome de usuário e senha, o que livra os usuários do volume de spam na comunicação por e-mail e reduz a praticamente zero a propagação de vírus. 

volta

Mais responsável porque os debates em cada comunidade viram página de fácil acesso e livre consulta na Internet e permitem com mais facilidade o reconhecimento dos respectivos autores.

 

volta

Mais fácil porque mesmo sem integrar outras comunidades, você pode se inteirar do que andam debatendo acessando

as NOVIDADES do CEV que interessam você, ou utilizando gratuitamente a ferramenta RSS do CEV, além de poder rapidamente acessar as comunidades incluindo o endereço delas entre os seus favoritos.

volta

Mais organizado porque os debates são arquivados por tema e, futuramente, por autor; os comentários de cada debate são arquivados em ordem cronológica de publicação.

volta

Mais democrático porque a disponibilização dos debates sob a forma de páginas na Internet, associados aos seus respectivos autores, identificados por fotografias, inclusive, não apenas permite como pode estimular a participação de mais pessoas, democratizando cada vez mais nosso fórum virtual.

volta

Mais preciso porque, com as comunidades integradas ao portal, os debates também são rastreados pelo mecanismo de busca, aumentando suas chances de encontrar a informação que pesquisa com maior precisão e em menor tempo. 

volta

Mais solidário porque, a participação dos principais atores do mundo esportivo nos debates aumenta a projeção de seus protagonistas ao mesmo tempo em que proporciona aos outros membros o acesso à informação; a movimentação gerada pelas comunidades agrega valor ao portal, possibilitando a comercialização de espaços publicitários para o aporte financeiro necessário à sua manutenção e operação, ou seja, ao mesmo tempo em que se produz conhecimento, gera-se receita para assegurar a gratuidade de acesso – todo mundo sai ganhando. 

volta

Mais humano porque a partir das fotos dos participantes das comunidades, exibidas na primeira página de cada uma delas, e também da foto dos autores em cada debate e comentário, você acessa o Quem é Quem para conhecer melhor seus colegas de debate que são, como você, integrantes de uma rede de pessoas que utilizam computador.

volta

Mais bonito porque as comunidades possuem uma estrutura gráfica simples e limpa porém completa e um agradável

padrão visual, que certamente irão evoluir com a participação de todos.

volta

Mais interativo porque você pode “saltar”, “correr” ou mesmo “voar” entre comunidades com facilidade para se informar sobre o que está acontecendo e postar seus comentários, agilizando os debates e, via Quem é Quem,

pode deixar mensagens particulares para outros membros e, assim, intensificar seu intercâmbio profissional e acadêmico.

volta

Mais legal porque, no portal, os debates estão protegidos pelos termos da licença da Creative Commons, o que assegura que todo e qualquer material ali veiculado somente poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais e que toda e qualquer alteração em seu conteúdo deve contar com a anuência expressa do(s) autor(s).

Não é legal contar com ainda mais segurança jurídica ?

Comentários

Por Suzana de Souza Gutierrez
em 8 de Setembro de 2009 às 12:44.

Laércio

Concordo com tudo isso. Porém, grupos públicos do Google provém tudo isso e mais:

- distribuem as mensagens por RSS

- tem um ótimo mecanismo de busca interno

- possibilitam a postagem por email, hospedagem de arquivosfotosvídeos, criação de páginas específicas.

Sobre a questão do Spam: grupos (como Google , Yahoo e outros) tem bons controles de spam. As comunidades aqui podem facilmente ser vítimas de spam.

Sei que a opção por construir uma rede específica aqui foi uma decisão tomada com carinho e que as pessoas se envolveram e trabalharam nisso. Respeito isso e não tenho intenção de propor mudanças (propus isso bem no início). Porém, na conversa sobre a questão da participação, trouxe estes argumentos, pois penso que eles são pertinentes.

abração!

Por Rafael Moreno Castellani
em 8 de Setembro de 2009 às 16:20.

Laercio!!

Esse texto servirá de ferramenta para trazermos mais pessoas para as nossas comunidades... Só nao sei ainda como utiliza-la.

O número de participantes da comunidade de psicologia do esporte corresponde a 10% do numero de participantes da lista. O que podermos fazer pra direcionar esse povo pras comunidades?

Abraco,

Rafael

Por Alvaro Ribeiro
em 9 de Setembro de 2009 às 07:41.

Pessoal, questao muito boa essa que levanta o Rafael.

Posso falar da experiencia da cevdopagem: somos/eramos 164 participantes na LISTA.

Hoje somos 43 participantes na COMUNIDADE, ou seja, pouco mais de 26% em menos de 3 meses. Se ainda nao é um êxito total, estamos indo na boa direçao. E preciso ter em conta que as pessoas nao gostam de sair de sua zona de conforto e que qualquer, mas qualquer mesmo, movimento adicional solicitado enfrentara resistência, preguiça entre outros. Vale entao o que intuiu o Rafael : criarmos/utilizarmos ferramentas para trazermos mais pessoas para as nossas comunidades.

O primeiro passo é sem duvida publicar/fazer publicar debates de conteudo, adequados, dentro do interesse especifico de cada comunidade. Quanto mais informaçao de boa qualidade, melhor. As listas/comunidades funcionam/ram muito mais por atraçao que por promoçao. As pessoas vem até elas, nao o contrario.

 

O segundo passo, penso, é facilitar o acesso das pessoas a essa informaçao de boa qualidade. Tenho utilizado algumas formulas que, empiricamente, têm surtido efeito. De fato, logo aos ou no dia subsequente à publicaçao das mensagens a seguir, nas listas, vejos pessoas de la’ vindo para ca’.

IMPORTANTE: todas as listas estao com a "Moderação de emergência" ativada, em funçao da transiçao para o modelo das comunidades. O que isso significa ? Que, ao enviar uma mensagem para a lista, é necessario "libera’-la". E como eu faço isto ? Simples, basta

1) ir à pagina de administraçao da lista (http://listas.cev.org.br/mailman/admin/NOME_DA_LISTA),

2) Clicar em" "Supervisionar requisições administrativas de moderação pendentes",

3) selecionar o campo "Aceitar" relativo à mensagem correspondente e, finalmente,

4) clicar em "enviar todos os dados".

Pronto, esta’ feito !

 

Exemplos de mensagens de atraçao :

[Cevdopagem] Esta acontecendo 

[Cevdopagem] ULTIMOS DIAS DA LISTA > PARTICIPE DA COMUNIDADE DOPAGEM 

[Cevdopagem] DEBATES ACONTECENDO NA COMUNIDADE DOPAGEM 

[Cevdopagem] NOVO DEBATE NA COMUNIDADE DOPAGEM 

[Cevdopagem] COMUNIDADE > DOPAGEM NO NOVO CEV 

 

Sucesso a todos nos !

 

Em tempo : participe da http://cev.org.br/comunidade/dopagem

;)

Por Alvaro Ribeiro
em 9 de Setembro de 2009 às 08:07.

Sobre o que disse a Suzana, vejamos :

1) "distribuiçao de mensagens por RSS" : http://feeds.feedburner.com/cev-dopagem

Listas que ja dispoem do serviço : http://cev.org.br/rss/sobre/

SOLICITE A CRIACAO DO RSS DA SUA LISTA DIRETAMENTE PARA O ALEXANDRE !

2) "tem um ótimo mecanismo de busca interno":  O melhor sistema de busca que conhecemos hoje é o GOOGLE. E é o google que realiza as buscas para o CEV. Mas o google nao faz milagres : seja o mais especifico no titulo da mensagem/debate. Postar uma importante artigo cientifico sobre a Variaçao na Concentraçao de Hemoglobina sob o nome “Artigo” nao facilita a indexaçao. Repita, o titulo no corpo da mensagem.

3) "possibilitam a postagem por email, hospedagem de arquivos/fotos/vídeos e criação de páginas específicas" : estamos estudando as vantagens e inconvenientes de postagem por e-mail do ponto de vista tecnico, embora nao seja objetivo do CEV concorrer com serviços excelentes que ja existem para postar fotos videos e similares. Quando o pessoal da EF e Esporte descobrirem a vantagem de um dominio/e-mail personalizado e especifico certamente deixarao de utilizar o hotmail, grupos de discussao genericos e porcarias similares.

4) "As comunidades aqui podem facilmente ser vítimas de spam". É mesmo ? Como ? Exemplos concretos ?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.