A Concepção de Obesidade e Padrão Corporal Por Mediações Ideológicas da Mídia

Por: André Malina, ângela Celeste Barreto de Azevedo e Mayra Fernanda Vendruscolo.

Pensar a Prática - v.17 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente.

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/26563

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.