A Influência da Habilidade Técnica na Tomada de Decisão de Jogadores Iniciantes de Voleibol

Por: João Paulo Abreu Moreira, Laura Beatriz Faleiro Diniz, Maicon Rodrigues Albuquerque, Mariana Calábria Lopes e Raiane Teixeira Magalhães.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.18 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou verificar a influência do nível da habilidade técnica na tomada de decisão de jogadores iniciantes de voleibol nas ações de saque, recepção e levantamento. A amostra foi composta por 80 atletas iniciantes de equipes escolares de voleibol de ambos os sexos. Com base nos resultados na Bateria de Testes de Habilidades de Voleibol, a amostra foi dividida em três grupos: baixo, intermediário e alto nível técnico, por meio da ANOVA One-Way. O grupo intermediário foi excluído das análises posteriores. A tomada de decisão foi avaliada por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Utilizou-se o teste t student independente para análise dos dados, adotando um nível de significância de p≤0,05. Os resultados encontrados demonstraram que os jogadores com baixo nível de habilidade nas ações de saque e levantamento, também obtiveram um pior desempenho no teste de tomada de decisão quando comparado aos jogadores de alto nível técnico. Por outro lado, na ação de recepção, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Conclui-se que o nível técnico parece influenciar na tomada de decisão na ação de saque e levantamento dos jogadores iniciantes de voleibol

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n3p362

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.