Análise do Uso de Formalização de Conhecimento Heurístico no Ensino de Táticas de Jogos Através do Estímulo à Alternância Entre Competição e Colaboração

Por: Alexandre Ibrahim Direne e Alexandre Moreira Feitosa.

Revista Brasileira de Informática na Educação - v.22 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Nesta pesquisa verificamos a hipótese de que o estímulo à formalização de conhecimento heurístico de jogo por aprendizes contribui para que estes compreendam melhor, os conceitos trabalhados durante a aprendizagem. Atividade feita em uma ferramenta computacional de ensino onde o educando formaliza o seu conhecimento heurístico de jogo. E esta representação criada pode ser estudada, discutida, e validada através de jogadores automáticos, quando ela é utilizada como lógica de escolha de jogadas em uma partida automatizada. Um processo que permite a alternância entre a colaboração e competição entre os alunos. Até o presente estudo a eficácia desta abordagem não podia ser atestada. Com o intuito de realizar esta aferição, revisamos na literatura trabalhos relacionados a este tema. Expandimos os conceitos e softwares,para permitir a competição artificial entre as especificações feitas. Conduzimos um estudo empírico sobre o uso deste novo ferramental, em um ambiente real de ensino e aprendizagem de xadrez. E a partir da análise dos resultados encontrados, constatamos que a proposição inicial demonstrou-se verdadeira.

Endereço: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2800

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.