Análise Praxiológica do Voleibol Sentado: Elementos Para o Processo de Ensino-aprendizagem a Partir da Lógica Interna

Por: Felipe Menezes Fagundes e Maria João Francisco Magno Ribas.

Pensar a Prática - v.22 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Esse ensaio objetiva identificar os elementos relevantes da lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa teórica e de uma análise praxiológica, evidenciou-se características do Voleibol Sentado, com base em artigos científicos sobre o tema e pela ferramenta de análise Universais da Praxiologia Motriz. Como resultados, salienta-se o protagonismo das interações motrizes para organização do jogo e atuação dos jogadores, a necessidade de conhecer as possibilidades de ação dos papeis e subpapeis e a pertinência da leitura de jogo e da interpretação dos comportamentos motores. Por fim, sintetizou-se esses conhecimentos referentes a lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem para além do tecnicismo.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/48693

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.