Resumo

Vivenciamos um momento histórico em que o termo “sustentabilidade” se torna cada vez mais presente nas mais diversas esferas de discussão. Entretanto, pouco se discute acerca de ações concretas no sentido de garantir essa sustentabilidade no que tange as questões ambientais. O contraste acentuado das recentes modificações climáticas aponta para uma necessidade cada vez maior de preservar o ambiente em que vivemos, utilizando-o de maneira efetivamente sustentável. As conseqüências vivenciadas são fruto de um processo de exploração exacerbada, aliados a uma deficiente conscientização. Portanto, é primordial uma modificação nas estratégias empregadas nesse processo. Tais fatos vão de encontro às constatações de que as relações estabelecidas entre a sociedade e a natureza afetam a qualidade de vida humana e a deterioração dos ecossistemas e do ambiente construído pode ameaçar a continuidade de vida global do planeta. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória e de revisão bibliográfica com o objetivo de apontar as potencialidades das atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) enquanto meio educacional voltado para a educação ambiental. Nesse momento, voltamos nossos olhares para as atividades físicas de aventura na natureza (AFAN), destacando suas potencialidades enquanto instrumento de educação ambiental, contribuindo no processo de construção de um conhecimento mais amplo e mais facilmente assimilável, dado seu pragmatismo, criando laços mais estreitos entre ser humano e natureza.

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