Brinquedoteca: Espaço de Formação do Professor

Por: F. Nunes Moura.

XV Conferência Mundial do IPA

Send to Kindle


Brinquedoteca é um espaço importante na formação de professores. Estes são convidados a desenvolverem atividades educacionais usando brinquedos visando compreender aspectos psico-sócio-cognitivo. Tal atividade é importante para que futuros professores identifiquem as operações mentais na aquisição do conhecimento.

Nosso objetivo é mostrar que a vivência numa brinquedoteca possibilita ao professor refletir sobre o ato de brincar e a perceber sua importância para o desenvolvimento da criança. Brincar incentiva a criança no exercício de sua imaginação, ou seja: expressam "de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo a partir das experiências que vive" (MEC). Nossa hipótese é que o professor em formação ao mesmo tempo que participa de atividades lúdicas está desenvolvendo sua habilidade para trabalhar com brinquedos na sua prática pedagógica. O Núcleo de Psicologia da UFOP criou uma brinquedoteca para possibilitar esta prática educativa nos cursos de formação de professores. O trabalho tem consistido em convidar licenciandos para desenvolverem atividades lúdicas de forma a perceberem como se dá a construção do conhecimento, possibilitando a descrição de fenômenos observados nos momentos em que atuam. Finalmente, nossa investigação confirma que a prática vivenciada a priori favorece a utilização do recurso lúdico nas práticas educacionais.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.