Categorização, Restrição e Adaptação do Esporte Para Mulheres: Uma Análise de Revistas Especializadas de Educação Física (1930-1950)

Por: Gabriela Feltran Ferreira e .

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

No Brasil, a inserção da mulher no mundo do esporte se dá no século XIX. Porém, elas foram restringidas de praticá-lo por leis e preconceitos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as matérias publicadas sobre mulheres no esporte, nos dez primeiros anos que antecederam a publicação da primeira lei brasileira restringindo a prática esportiva por mulheres e nos dez anos seguintes, ou seja, entre as décadas de 1930 a 1950. Foram analisadas edições da Revista Educação Physica, Revista de Educação Física da Escola de Educação Física do Exército Brasileiro e a Revista Brasileira de Educação Física. Dentre os esportes coletivos, apenas o vôlei e o basquete apareciam como possibilidade de prática, ainda sim com adaptações para a prática feminina. Conclui-se que o cuidado com a função reprodutiva era fator primordial para a prática esportiva da mulher.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.