Considerações Teóricas Acerca do Composto de Marketing Esportivo

Por: Fernando A. Fleury, Paulo Roberto Feldmann e Thomas Brashear-alejandro.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.3 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Resumo


Este artigo propõe-se a apresentar algumas considerações teóricas a respeito dos conceitos que envolvem o composto do marketing esportivo. Para tanto apresenta-se uma visão do esporte como negócio e sob está ótica o composto do marketing, no esporte, se faz importante por ajudar a definir o negócio esporte. Este composto, formado pelos elementos: Produto, preço, praça e promoção, intitulados como os quatro Ps do marketing, adaptados para o esporte quando combinados ajudam na tomada de decisão e de estratégias dos participantes da indústria do esporte. Nesta nova visão, do esporte como um negócio, o estudo da gestão esportiva vem migrando da educação física para a administração e áreas correlatas, como estratégia e economia, no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Torna-se, desta forma um tema multidisciplinar, que envolve as mais diversas áreas de estudos.

Referências

Chung, K. Y., Derdenger, T. P., & Srinivasan, K. (2013). Economic value of celebrity endorsements: Tiger Woods' impact on sales of Nike golf balls. Marketing Science, 32(2), 271-293.

Fullerton, Sam; Merz, G. Russell. (2008). The Four Domains of Sports Marketing: A Conceptual Framework. Sport Marketing Quarterly. 17, 90-108.

Mazzei, L; Oliveira, N. S.; Rocco Jr., A. J.; Bastos, F. C.. (2013). Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo Enquanto Área Multidisciplinar. Revista Brasileira de Marketing, Vol. 12, No 4.

Mihai, Alexandru Lucian. (2013). Sport Marketing Mix Strategies. Cross-Cultural Management Journal. Volume XV, Issue 2 (28).

Morgan, Melissa Johnson & Summers, Jane. (2008). Marketing Esportivo. São Paulo: Thomson.

Schwarz, E. C. & Hunter, J. D. (2008). Advanced Theory and Practice in Sports Marketing, Elsevier’s Science & Technology Department, Oxford, 2008.

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/82

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.