Conteúdo Curricular Para Crianças de Creche de Dois a Três Anos: Teoria e Prática.

Por: Aracelis Garagnani.

142 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação apresenta sugestões de um conteúdo curricular para crianças de creche de 02 a 03 anos propondo-se organizar, implantar, desenvolver e avaliar esses conteúdos. Baseia-se no conhecimento estruturado da área interdisciplinar da Educação Física, Antropologia e Educação. Adota, como marco teórico o Construtivismo Interacionista baseado na Teoria Genética de Jean Piaget e na Teoria de Origem Sócio-Cultural dos Processos Psicológicos Superiores de L. S. Vygotsky. O estudo foi implantado em duas creches públicas da cidade de São Paulo, que atende uma população de ambiente sócio-económico pobre. Supõe a creche como local privilegiado no desencadear de um a ação educacional dirigida. Considera que o processo educativo de qualidade, é um direito a ser exercido desde o nascimento e que o aprendizado humano tem uma natureza social, através do qual as crianças adquirem os conhecimentos daqueles que a cercam. O presente trabalho apoia-se nos seguintes eixos: Jogos Corporais para Linguagem, Conhecimento Lógico-Matemático e Desenvolvimento Sócio-afetivo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1394&listaDetalhes%5B%5D=1394&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.