Da História das Disciplinas Escolares à História da Cultura Escolar: Uma Trajetória de Pesquisa

Por: Eurize Caldas Pessanha, Maria Adélia Menegazzo e Maria Emília Borges Daniel.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.27 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade. Palavras-chave : cultura escolar; currículo; disciplinas escolares.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a04.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.