Resumo

O presente resumo apresenta uma reflexão sobre a dança-ação e a apresentação-ação como abordagens metodológicas do diálogo com o ensino/aprendizagem em Africanidades Brasileiras, entendida como tema interno à “História e à Cultura Afro-brasileira e Africana”, bem como à Educação das Relações Étnicoraciais afro-orientadas. A dança é percebida neste sentido, como conhecimento potente no diálogo com temas transversais, relacionados à diversidade, buscando repensar as barreiras coloniais do conhecimento que se instauraram no pensamento do corpo e nos processos educacionais. Trata-se de uma investigação artística e pedagógica que envolve dança e mitologia dos orixás, “Por Dança-ação de histórias entende-se o estudo cênico do mito que não é apenas coreográfico e nem representa a contação de história de forma isolada, mas a junção e a busca pela totalidade cênica entre corpo e voz.” (SILVA e JESUS, 2019, p. 2). Chamamos de apresentação-ação, a experiência educativa que permite aos participantes imersão prática e estética nos elementos cênicos do trabalho. Tal investigação artística e pedagógica começou a ser construída durante a formação da autora no curso de Licenciatura em Dança (2016) e pôde ser aprofundada durante a especialização em História e Cultura das Africanidades Brasileiras (2019) e hoje compõe o repertório artístico pedagógico da artista e docente.

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