Dança na Escola: o Corpo Que Dança na Formação-ação Se Faz Professor

Por: e Raimundo Nonato Assunção Viana.

VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

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Resumo

A dança tem sido um desafio recorrente na escola, limitando-se a experiências exitosas de professores e professoras que assumem para si a formação contínua na compreensão da relevância desta prática social na educação. O presente texto decorre de experiência pedagógica no ensino da dança vivenciado por alunos e alunas da graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, na disciplina “Dança e Expressões Rítmicas”. Tal experiência pedagógica desenvolveu-se a partir dos seguintes eixos: a dança que somos, e a dança que se faz ao dançar. Ao assumi-la como componente curricular, na Licenciatura em Educação Física, apresentamos uma proposta pedagógica que visa garantir, na formação inicial, conhecimentos na educação do “corpo professor” num processo de formação-ação-intercultural. A proposição pedagógica pautou-se nos estudos sócio antropológicos do corpo e da interculturalidade crítica. A proposição metodológica se constitui a partir do acúmulo das pesquisas (pesquisa-ação-intercultural) desenvolvida pelo Coeduc/PPGE/UFMT, nos últimos sete anos, com a formação contínua e inicial de professores e Professoras da Educação Básica, a fim de produzir novos conhecimentos a partir da avaliação crítica da metodologia em movimento dialético com o grupo pesquisador.

Endereço: http://motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/8cpqmh/schedConf/presentations

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