Desempenho Psicomotor de Crianças de 05 a 06 Anos de Cemeis da Cidade de Anápolis-go

Por: Gabriel Dutra de Jesus Siqueira, Grassyara Pinho Tolentinho, Iransé Oliveira Silva, Karine Maria Guedes, Lúcia Coelho Garcia Pereira e Patrícia Espíndola Mota Venâncio.

Cinergis - v.16 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: identificar o desempenho psicomotor de crianças frequentadoras de quatro CEMEIS de quatro regiões diferentes de Anápolis-GO, avaliando os componentes: coordenação motora, esquema corporal e lateralidade. Método: a amostra foi de 80 crianças de ambos os sexos, sendo 20 crianças de cinco a seis anos de idade. Foram aplicados os testes de coordenação motora global, esquema corporal e lateralidade, da bateria de testes de Oliveira. Resultados: em todos os CEMEIs as crianças apresentaram resultados cima do esperado para suas idades, com destaque para os alunos do CMEI II que obtiveram os níveis de 25,80% na coordenação motora global, 36,85% no esquema corporal, e 10,85, na lateralidade. Quando comparados os resultados entre os CEMEIs ficou constatado que CEMEI IV obteve desempenho melhor que os demais no elemento psicomotor lateralidade Considerações finais: pode-se concluir que as crianças de cinco a seis anos dos quatro CEMEIS analisados em Anápolis-GO apresentaram um bom nível psicomotor, obtendo classificação acima da idade delas em todos os elementos analisados: coordenação motora global, esquema corporal e lateralidade, com destaque para o componente lateralidade.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6547

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.