Discursos Sobre Educação Física Escolar e o Protagonismo da Midiatização Esportiva

Por: Andreia Mendes dos Santos, Fábio Soares da Costa e Janete de Páscoa Rodrigues.

Pensar a Prática - v.22 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/51081

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.