Editorial Vol.3 n1 - 2014

Por: João Manuel Casquinha Malaia Santos e João Paulo Lara de Siqueira.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.3 - n.1 - 2014

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Caros leitores,

É com prazer que anunciamos o primeiro número da Podium de 2014. Em um ano de grande importância para a gestão do esporte no Brasil, com o país sediando a Copa do Mundo de Futebol, torna-se ainda mais relevante a reflexão sobre os caminhos que o esporte toma no Brasil. Os artigos aqui publicados apresentam questões da gestão do esporte e do turismo no Brasil, pontos cruciais para o desenvolvimento de aspectos importantes da economia nacional.

Os dois primeiros artigos se dedicam à investigação de temas da área do marketing esportivo. O artigo Considerações Teóricas acerca do Composto de Marketing Esportivo, de Fernando A. Fleury, Thomas Brashear-Alejandro e Paulo Roberto Feldmann, trabalha com questões importantes dos “quatro Ps” do marketing, focando as questões características do esporte. O artigo traz grande contribuição para a reflexão teórica sobre o marketing esportivo.

Já o artigo Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil, de Marcos Antonio Gaspar, Diogo Martins Gonçalves Morais, Ademar Caetano Vallada Júnior e Cauê Aurélio Debia, analisa as ações de marketing esportivo mais executadas por grandes clubes do futebol brasileiro.

O terceiro artigo deste número, Análise da Sazonalidade em uma Academia de Ginástica de Florianópolis, Santa Catarina, de Alfredo Ribeiro Cárdenas, Nério Amboni e Júlio da Silva Dias, se propõe a investigar as variações sazonais enfrentadas por uma academia de ginástica situada na região central da cidade de Florianópolis.  Os autores apresentaram alguns fatores (como fatores climáticos, ou fatores culturais/sociais) como os principais influenciadores da sazonalidade em uma academia de ginástica.

Os dois artigos seguintes dedicam-se a apresentar reflexões críticas a respeito de temas importantes do esporte, como a educação olímpica e a elaboração de mitos fundadores no esporte. Marta Correa Gomes, Leonardo José Mataruna dos Santos e Paulo Rodrigo Pedroso da Silva apresentam o artigo Educação Olímpica para quê? Educação Olímpica para quem? Representações e práticas para uma Pedagogia Crítica do Olimpismo em tópicos especiais – o doping entre escolares. Neste trabalho, os autores problematizam a forma como a Educação Olímpica é apresentada nos materiais didáticos, mostrando como os mesmos não promovem o pensamento crítico-emancipatório das juventudes.

Já o artigo Victor Serpa e a “Mania do Football”: o mito fundador do esporte bretão na cidade de Belo Horizonte/MG (1904-1905), de Sarah Teixeira Soutto Mayor e Georgino Jorge de Souza Neto, mostra um panorama do início do futebol em Belo Horizonte e o peso que a construção de Victor Serpa como mito fundador deste esporte teve impactos no desdobramento do desenvolvimento do futebol naquela cidade.

Abrindo os trabalhos sobre turismo, Ana Maria Guimarães da Mota, Ádiler Caroline Vilkas, Elizabeth Kyoko Wada e Mateus Ferreira dos Santos nos apresentam Turismo de Aventura Acessível, um estudo sobre os parques de turismo adaptado e as possibilidades de melhorias e ampliação deste tipo de serviço, especialmente em Santos, foco da pesquisa.

Já em Terceirização em Serviços de Hotéis: um estudo comparativo de caso, Tomas Sparano Martins, Heitor Takashi Kato, June Alison Westarb Cruz e Kawana Harue Sato verificam como e por que os hotéis terceirizam seus serviços e atividades. Os autores mostram que razões financeiras são as principais motivadoras de decisões das terceirizações dos serviços nos hotéis pesquisados.

No último artigo deste número, Missão Organizacional: análise dos principais elementos propostos por Pearce II (1982) presentes nas missões dos hotéis do Sul do Brasil, de Paula de Souza, Samára Maragno Coral e Rogério João Lunkes, os autores analisam os elementos propostos por Pearce II (1982) presentes nas missões dos hotéis do Sul do Brasil. Os resultados sugerem que os hotéis daquela região utilizam a missão organizacional mais como instrumento de marketing do que como ferramenta de gestão estratégica.

Mais uma vez, a equipe da Podium agradece aos autores que submeteram seus trabalhos para a revista e temos que agradecer também às pessoas que trabalharam para que este número pudesse estar pronto. Primeiramente, a todos os pareceristas que dedicaram suas horas de trabalho para analisar os artigos que lhes foram designados. A revista contou com a colaboração de todo o corpo diretivo da UNINOVE, com destaque para a Profa. Cristina Storopoli, Pró-Reitora da UNINOVE, o Prof. Dr. Benny Kramer Costa, diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPA-GE/UNINOVE, bem como o Prof. Dr. Emerson Antonio Maccari, diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. A equipe técnica de suporte também não pode deixar de ser lembrada: Altiéres de Oliveira Silva, Ana Carolina Machado Soares e Vania Paula Souza Cunha são profissionais que nos ajudam com os mais diversos trabalhos. Deixamos, como de praxe, um agradecimento especial para Camila de Oliveira Prado, da equipe técnica de suporte, que trabalha diariamente com afinco para que este projeto se concretize.

Em nome da equipe editorial da PODIUM, desejamos a todos uma boa leitura.

João Manuel Casquinha Malaia Santos - Editor Científico

João Paulo Lara de Siqueira - Editor Adjunto

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/issue/archive

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