Educação Física Escolar Contextualizada e Dialógica: Um Percurso Histórico em Busca das Primeiras Evidências Antes dos Anos de 1980

Por: Maria Eleni Henrique da Silva e .

Corpus Et Scientia - v.11 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A contextualização e a dialogicidade são princípios pedagógicos explorados por várias áreas da Educação. O objetivo que move esse estudo é identificar o tratamento da contextualização e da dialogicidade nas tendências pedagógicas: higienista, militarista, esportivista e psicomotora da Educação Física Escolar. O estudo foi uma pesquisa bibliográfica. As categorias definidas a partir da leitura e estudo dos autores sobre as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar foram às seguintes: 1 – Educação Física Higienista; 2 – Educação Física Militarista; 3 – Educação Física Esportivista; 4 – Educação Física Psicomotora. Em termos práticos, pode-se afirmar que as relações constituídas entre professor e estudante estavam predispostas a superar a exclusividade do saber-fazer. Tanto para o diálogo como para a contextualização do ensino que se defende para a Educação Física nesse estudo, a tendência Psicomotora foi a que mais se aproximou.

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/778

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.