Efeitos de Pontos de Contato Corporal e Orientação Segmentar na Sensibilidade Háptica Durante o Uso do Sistema âncora em Tarefas de Controle Postural

Por: Stephanie Cristina Miranda Pacheco.

58 páginas. 2015 19/12/2015

Send to Kindle


Resumo

Um controle postural eficiente é importante na medida em que este é crucial para o sucesso da maior parte das atividades diárias. A manipulação de ferramentas permite ampliar a informação háptica, e a captação de instâncias invariantes, físicas e perceptuais úteis para orientar o comportamento. Este estudo investigou os efeitos de diferentes pontos de contato corporal e orientação segmentar sobre o controle postural em tarefas com o uso de uma ferramenta flexível, denominada “sistema âncora”. Vinte e nove adultos jovens vendados permaneceram em pé na posição tandem sobre uma trave de equilíbrio apoiada sobre uma plataforma de força, enquanto mantinham um cabo flexível (sistema âncora) anexado a (1) mão (2) punho (3) cotovelo esticado e preso a células de carga em contato com o solo, e os braços orientados anterior e paralelamente ao corpo. A condição sem contato foi estabelecida como controle (CON). Os resultados mostraram que em comparação com a condição CON o sistema de ancoragem melhora o controle postural. O ponto de contato corporal apresentou-se invariante para a oscilação corporal. A orientação lateral dos braços (quando criou uma orientação ortogonal entre a posição do braço e da base de suporte) reduziu os níveis de oscilação corporal. Este estudo corroborou outros. A partir destes resultados, concluímos que o sistema âncora pode ser uma ferramenta útil para estabilizar a postura, principalmente em orientações ortogonais por ampliar os graus de liberdade para facilitação do controle postural independente do ponto de contato corporal em que a ferramenta é fixada. Ainda, seus benefícios podem ser inseridos em contextos clínicos de reabilitação. Palavras chaves: Postura. Invariância. Sistema háptico. 

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126364

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.