Elementos Para Uma Concepção do Ensino de Dança na Escola: a Perspectiva da Educação Estética

Por: .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.30 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O texto propõe uma refl exão sobre elementos que podem contribuir para o ensino da dança na escola, na perspectiva da educação estética, e foram elaborados a partir de uma pesquisa realizada no ensino fundamental. Destaca os processos críticos e criativos da dança-improvisação como proposta para o ensino, aberta a diferenças individuais e de gênero, e a percepção cinestética e a capacidade mimética das crianças como potencial para o processo de signifi cação e elaboração da expressão em dança. Destaca, também, o papel dos professores e das professoras em relação ao processo de formação da corporeidade, apontando a necessidade de uma nova orientação de sentido para a vivência do movimento nas aulas de educação física e da análise da dança no entroncamento da arte, da cultura e da educação.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/540

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.