Estratégia no Setor de Clubes: Uma Aplicação do Modelo de Zaccarelli e Fischmann em Um Clube de Esporte e Entretenimento em Minas Gerais

Por: , Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Gustavo Quiroga Souki e Ronaldo Gomes Faria.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.7 - n.3 - 2018

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Resumo

Para que as organizações permaneçam competitivas no mercado, é necessário identificar e adotar estratégias adequadas ao ambiente operacional. O Minas Tênis Clube, objeto deste estudo, adotou uma série de estratégias de 1980 a 2013 que foram analisadas à luz do trabalho de Zaccarelli e Fischmann (1994). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando os principais conceitos relacionados aos temas estratégia, cliente e mercado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 voluntários escolhidos aleatoriamente que possuíam um ou mais dos seguintes relacionamentos com o Minas Tênis Clube: sócio ou conselheiro, diretor, funcionário, representante da autoridade pública estadual ou municipal, empresa parceira, fornecedora, atleta ou ex-atleta . Depois da saturação, esses conteúdos foram submetidos à análise de conteúdo segundo Bardin. Estratégias Genéricas (GS) podem ser adotadas de diversas formas e em diversas combinações, por todas as organizações, independentemente de seu porte ou do mercado em que atuam, expandindo suas operações ou recuperando clientes perdidos ou nichos. Este artigo teve como objetivo identificar e analisar o GS adotado na gestão do CMT nas últimas três décadas, baseado no modelo proposto por esses autores. Os resultados mostraram que os GS de Adaptação, Cooperação, Diferenciação de Mercado de Produtos e Oportunidades foram adotados na gestão deste Clube e foram os mais relevantes no período estudado. expandir suas operações ou recuperar clientes perdidos ou nichos. Este artigo teve como objetivo identificar e analisar o GS adotado na gestão do CMT nas últimas três décadas, baseado no modelo proposto por esses autores. Os resultados mostraram que os GS de Adaptação, Cooperação, Diferenciação de Mercado de Produtos e Oportunidades foram adotados na gestão deste Clube e foram os mais relevantes no período estudado. expandir suas operações ou recuperar clientes perdidos ou nichos. Este artigo teve como objetivo identificar e analisar o GS adotado na gestão do CMT nas últimas três décadas, baseado no modelo proposto por esses autores. Os resultados mostraram que os GS de Adaptação, Cooperação, Diferenciação de Mercado de Produtos e Oportunidades foram adotados na gestão deste Clube e foram os mais relevantes no período estudado.

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/298

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