Resumo

O objetivo central deste artigo foi identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma sistematização de experiência com a prática social fútbol callejero na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” e “Mais que Futebol”. Alicerçados na perspectiva qualitativa de pesquisa e observando princípios da sistematização de experiência, realizamos nossa participação e registro das observações em quinze diários de campo junto aos/as participantes da citada parceria, realizando, posteriormente, a análise de dados inspirada na fenomenologia em interface com a analética. Consideramos que a metodologia do fútbol callejero, conforme desenvolvida na parceria dos projetos, contribuiu para a fruição do processo educativo da alteridade.

Referências

ARAÚJO-OLIVERA, S. S. Exterioridade: o outro como critério. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 47-112.

BELMONTE, M. M. Fútbol callejero: processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente. 2019. 523 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BELMONTE, M. M.; GONÇALVES JUNIOR, L. Fútbol callejero: nascido e criado no sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 116, p. 155-178, 2018.

BICUDO, M. A. V.; ESPÓSITO, V. H. C. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: UNIMEP, 1997.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

DUSSEL, E. D. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 24-32.

DUSSEL, E. D. Introduccion a la filosofia de la liberacion. Bogotá: Editorial Nueva América, 1995.

DUSSEL, E. D. Método para uma filosofia da libertação. São Paulo: Loyola, 1974.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 24 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018b.

FREIRE, P. Educação e mudança. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018c.

GARNICA, A. V. M. S. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, p. 109-122, 1997.

GONÇALVES JUNIOR, L. Plano de trabalho da parceria entre os projetos vivências em atividades diversificadas de lazer (DEFMH/UFSCar) e mais que futebol (ADESM). São Carlos: Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos, 2017.

GONÇALVES JUNIOR, L. Lazer e trabalho: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal em tempos de globalização. In: GONÇALVES JUNIOR, L. (org.). Interfaces do lazer: educação, trabalho e urbanização. São Paulo: Casa do Novo Autor. 2008. p. 54-108.

GONÇALVES JUNIOR, L.; CARMO, C. S.; CORRÊA, D. A. Cicloviagem, lazer e educação ambiental: processos educativos vivenciados na Serra da Canastra. Licere, v. 18, n. 4, p. 173-208, 2015.

JARA-HOLLIDAY, O. La sistematización de experiencias: práctica y teoría para otros mundos posibles. Bogotá: CINDE, 2018.

JARA-HOLLIDAY, O. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Centauro, 2005.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão. 8. ed. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MEJÍA JIMÉNEZ, M. R. Sistematización: una forma de investigar las prácticas y de producción de saberes y conocimientos. La Paz: Ministerio de Educación, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisa em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29-46.

QUIJANO, A. “Bem viver”: entre o “desenvolvimento” e a “des/colonialidade” do poder. Revista da Faculdade de Direito da UFG, v. 37, n. 1, p. 46-57, 2013.

RODRIGUES, C.; GONÇALVES JUNIOR, L. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, v. 15, n. 4, p. 987-995, 2009.

ROSSINI, L.; SERRANI, E.; WEIBEL, M.; WAINFELD, M. Fútbol Callejero: juventud, liderazgo y participación - trayectorias juveniles em organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires: FUDE, 2012.

SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 9-19.

SILVA, P. B. G.; BERNARDES, N. M. G. Roda de conversas: excelência acadêmica é a diversidade. Educação, Porto Alegre, v. 61, n. 1, p.53-92, 2007.

SOUZA JUNIOR, O. M. Futebol e política se misturam: na trincheira das lutas contra o autoritarismo. Motricidades: Revista da SPQMH, v. 4, n. 2, p. 199-213, maio-ago. 2020.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Acessar