Gestão da Informação Sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Impactos Social e Científico da Rede Cedes

Por: , Denis Juliano Gaspar, Fernanda Lopes Andrade, , Giselle Helena Tavares, Ivana de Campos Ribeiro, José Pedro Scarpel Pacheco, Luiz André Pereira de Oliveira, , Nara Heloisa Rodrigues, Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan e .

172 páginas. Fontoura. 2015

Send to Kindle


Sobre a Obra

Apresentação

As abordagens das Políticas Públicas aos setores do esporte e do lazer têm sofrido algumas alterações, pautadas na necessidade de conformação de diversos fatores, incluindo a configuração de novas redes de ações. Esta forma de gestão não se reduz apenas ao desenvolvimento de programas preestabelecidos em grupos, mas, leva em consideração os gestores, a própria sociedade e, inclusive, os protagonistas produtores de conhecimento e pesquisadores. Este é o formato da ação Política em foco neste estudo, referente à Rede CEDES, do Ministério do Esporte.

Esta perspectiva de revitalização de redes pode afetar, inclusive, a lógica dessas mesmas políticas, de modo dialético, uma vez que a função do Estado e a dos atores pertencentes à Rede se inter-relacionam, para desempenharem um papel importante de qualificação da Política Pública. Esse processo de tomadas de decisões baseadas em aspectos administrativos, em fatos empíricos, somados às reais demandas sociais, representa a complexidade das definições e da avaliação no campo das Políticas Públicas, instigando novos olhares.

Na perspectiva de analisar a ação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, a Rede CEDES foi aqui privilegiada, caracterizada e estudada, em suas relações de estabilidade, permeabilidade e seus agentes, buscando compreender os impactos social e científico dos projetos por ela financiados. Sendo assim, o LEL – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LAZER, do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da UNESP – Campus de Rio Claro, apresenta este livro com a síntese do relatório da pesquisa. 

Sumário

título página
Prefácio 8
Apresentação 12
Diretrizes e Interfaces da Pesquisa Sobre os Impactos Social e Científico do Financiamento da Rede Cedes 17
Gestão da Informação Sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Impactos Sociais e Científicos da Rede Cedes 18
História e Mudançass Políticas da Rede Cedes 33
Impactos Sociais das Pesquisas Financiadas Pela Rede Cedes 49
Impacto Científico das Pesquisas Financiadas Pela Rede Cedes 69
Impactos Social e Científico dos Projetos Financiados Pela Rede Cedes a Partir das Entrevistas com Coordenadores 99
Motivos e Dificuldades Para o Desenvolvimento de Projetos Financiados Pela Rede Cedes: Percepção dos Coordenadores 125
Rede Cedes: de Ação Programática à Política Pública 151
Rede Cedes: Legados e Perspectivas 161
Sobre os Autores 168

Endereço: http://vitormarinho.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/423

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.