Indústria Cultural e Infância: Estudo Sobre Formação de Valores em Crianças no Universo do Jogo Eletrônico

Por: Silvia Rosa Silva Zanolla.

Educação e Sociedade - v.28 - n.101 - 2007

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Resumo

Esse trabalho parte do pressuposto de que o jogo eletrônico influencia a formação cultural das crianças na contemporaneidade. Essa afirmação fundamenta-se na teoria crítica da sociedade, sobretudo, em um de seus principais pensadores, T. W. Adorno, que, em conjunto com M. Horkheimer, cunhou o conceito de indústria cultural em 1947. Elemento desta indústria, o jogo eletrônico, como produto de consumo, constitui-se como um instrumento de lazer e entretenimento, cujo alcance é cada vez mais amplo nas brincadeiras infantis. Isso significa que o conteúdo desses jogos e a identificação com seus personagens são vetores importantes de referência para analisar a constituição da identidade infantil e a emergência de valores na sociedade atual. Palavras-chave : Indústria cultural e educação; Teoria crítica e infância; Videogame e educação.

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