Resumo

O arvorismo é uma técnica que pode ser utilizada, tanto durante pesquisas na área de ecologia de dossel, ou vivenciado no campo do lazer, como uma atividade de aventura, na natureza e em espaços artificiais, podendo, ainda, ser inserido no âmbito escolar. Apesar desse interesse crescente sobre a utilização dessa técnica do arvorismo para atividades diversas, a mesma vem sendo pouco estudada e divulgada, ainda, em âmbito cientificamente. Com base nesse argumento, este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar o arvorismo como temática divulgada nos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA). Para tanto, optou-se pela pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental feita nos anais do I, II, III, IV e V CBAA, os quais ocorreram no período de 2006 a 2010. A busca nos anais foi realizada tanto para a modalidade pôster quanto para a modalidade tema livre, utilizando as palavras-chave: arvorismo e arborismo. Foi considerado o número total de trabalhos que apresentou no título ou no corpo do texto a palavra arvorismo ou arborismo. Os dados foram analisados descritivamente, com base na Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados demonstraram que, dos 313 trabalhos apresentados em todas as versões do Congresso, ocorreram 23 incidências com a palavra-chave arvorismo, e, 1 com a palavra-chave arborismo, totalizando 24 trabalhos. Dos 24 trabalhos encontrados, apenas um trazia arvorismo no título do trabalho e nos 23 restantes, a incidência “arvorismo” ou “arborismo” ocorreu no corpo do texto. Dos 24 trabalhos, 3 incidências ocorreram no I CBAA, 3 no II CBAA, 5 no III CBAA, 5 no IV CBAA e 8 no V CBAA, demonstrando assim, uma crescente no número de trabalhos que comentaram sobre a temática, conforme o passar dos anos. Foram encontrados 8 trabalhos que mencionavam sobre arvorismo em suas etapas de revisão de literatura, como um exemplo de atividade do contexto da aventura. Já, 6 trabalhos, indicavam o arvorismo como uma possibilidade de atividade a ser aplicada no ambiente escolar.

Acessar