O Brincar na Educação Infantil: Aspectos de Uma Educação do Corpo e de Gênero

Por: e Rosana Mancini Vieira.

Pensar a Prática - v.19 - n.1 - 2016

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Resumo

O presente artigo busca investigar como o brincar vem sendo compreendido pela produção de conhecimento da Educação Infantil, destacando como esta concebe sua importância e o que ela demonstra a respeito das práticas cotidianas. Procuramos também evidenciar como a educação do corpo e as relações de gênero permeiam estas questões, constituindo as experiências que as crianças vivenciam. Realizamos a análise da produção divulgada em oito periódicos nacionais entre 1996 e 2014. Esta análise nos revela um movimento em defesa da valorização do brincar que muitas vezes não tem seu espaço e tempo priorizados na rotina escolar, bem como a presença de uma educação do corpo que incide de forma diferente nos corpos de meninos e meninas e também nas experiências vividas por estes no brincar.

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/39027

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