O Desporto e Histórias de Vida: Proposta de Um Novo Itinerário a Partir de Uma Visão Personalista.

Por: Paula Portugal e Rui Proença Garcia.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

As histórias de vida são cada vez mais frequentes nas ciências do desporto. Normalmente abordam a vida passada de ídolos do desporto, sendo uma tentativa de compreender o presente através da vida passada. Porém, uma vida não é apenas formada pelo tempo passado e presente, mas também pelo futuro, pelo que os autores propoêm um novo para o estabelecimento das histórias de vida. Baseados numa perspectiva personalista, os autores fundamentam um percurso de vida onde o futuro surge com um poder explicativo sobre o tempo presente, adicionando esta perspectiva às já descritivas visões diacrónica e sincrónica existentes. Concluem ainda que mais do que uma história de vida há histórias de vidas, sendo cada história uma narrativa de vários sujeitos, naquilo que denominam de intersubjectividade.

Endereço: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-05232009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=p

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.