Resumo

Pode-se considerar que os surdos sempre enfrentaram dificuldades por conta de uma sociedade ainda preconceituosa e excludente. Por outro lado, a escola se configura como espaço que pode promover ações com vistas a uma educação inclusiva dos surdos. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo descrever e analisar como as instituições de ensino básico procedem com o processo de inclusão e se há falta de domínio de Libras dos profissionais de Educação Física e ausência de sinais que poderiam explicar conceitos dessa disciplina. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, estando na fase de concretização dos estudos bibliográficos e iniciando os primeiros contatos com a comunidade da Escola Estadual Colemar Natal e Silva, da rede pública de Goiás. Consideramos que as politicas públicas, o debate acadêmico e as concepções de professores nas contradições existentes, tendem a projetar mudanças significativas na educação inclusiva do surdo. A pesquisa ainda se encontra em análise e sistematização dos dados a serem coletados e tem a pretensão de propor ações e a construção do glossário, o que poderia levar a escola e os professores de educação física a uma melhor comunicação e aproveitamento do processo ensino-aprendizagem.

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