Os Saberes nas Aulas de Educação Física: Uma Visão a Partir da Escola Pública

Por: Emerson Luís Velozo e .

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.8 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Esse artigo procura apresentar o modo como o conhecimento é tratado em aulas de Educação Física de escolas públicas. Por meio da pesquisa etnográfica são postos em cena aspectos inerentes ao contexto concreto da prática escolar que evidenciam a dinâmica cultural produtora dos conhecimentos. A tradição, a eficácia simbólica e o senso-comum são alguns desses fatores. É possível afirmar que os saberes das aulas de Educação Física são moldados por aspectos relativos à tradição cultural que a disciplina apresenta e também por fatores que vão além do que uma visão racionalista do conhecimento poderia admitir. Com base nessas questões é possível pensar como a etnografia do conhecimento pode inspirar as discussões didático-pedagógicas da Educação Física Escolar.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1720

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.