Políticas de Currículo da Educação Física e a Constituição dos Sujeitos

Por: .

Movimento - v.23 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação a respeito das produções discursivas sobre a Educação Física em três documentos curriculares da rede de ensino municipal de Sorocaba, formulados em 2008, 2010 e 2012. Por meio de uma análise do material empírico, orientada por alguns operadores teórico-metodológicos da perspectiva foucaultiana e de estudos curriculares de orientação pós-crítica, o argumento desenvolvido é o de que os impressos curriculares veiculam simultaneamente discursos provenientes de diversas teorias do currículo da Educação Física, indicando uma heterogeneidade discursiva acentuada, produzindo tipos específicos de sujeitos da Educação Física, a saber: o sujeito integral, o competitivo e o empreendedor.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72062

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.