Prática como componente curricular do curso de educação física da unifebe: Atividades pedagógicas integrando esporte, saúde, cultura e lazer

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 160 - 171

Resumo

As experiências das Práticas como Componente Curricular (PCC) do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representam uma parcela do ensino articulando a teoria e a prática. Com isso, ressalta-se que todas as disciplinas do curso possuem uma dimensão prática e teórica, pois a atividade de docência constitui um campo de intervenção direta na prática social (PIMENTA, 2014). A PCC se regulariza por meio das publicações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério de Educação (MEC) realizadas em 2002. As entidades publicaram as Resoluções CNE/CP 1/2002 e 2/2002, as quais norteiam carga horária, princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular dos cursos de Licenciatura. Essas resoluções levam à reflexão e ao questionamento de aspectos específicos da educação, em particular as interpretações e implementações da PCC no âmbito do curso. A prática deve ser um trabalho consciente e planejado quando da elaboração do Projeto Pedagógico e ocorrer durante todo o seu processo formativo do acadêmico (BRASIL, 2001). A partir da experiência exitosa obtida no curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE, julga-se benéfico utilizar a mesma sistematização ao curso de Bacharelado. Sendo assim, compreendese que a PCC contribui no âmbito de ensino de graduação (Licenciatura e Bacharelado), podendo ser uma estratégia didático-pedagógica para problematizar e teorizar as questões pertencentes ao campo da Educação Física.