Recursos Humanos, Financeiros e Materiais de Atletas de Basquetebol nas Categorias de Base e a Percepção dos Treinadores Sobre a Formação dos Atletas

Por: Cleiton Pereira Reis, , Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Márcia Cristina Custódia Ferreira e Varley Teoldo da Costa.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os recursos humanos, financeiros e materiais de atletas de basquetebol nas categorias de base e a percepção dos treinadores sobre estes recursos no processo de formação do atleta. A amostra do estudo foi composta por: 47 atletas de categoria sub-19 anos de Minas Gerais e os respectivos treinadores e 47 atletas profissionais. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sobre o Contexto da Prática para Atletas de Basquetebol (QCP-Basq), Versão Recursos para o Treinamento e entrevista semiestruturada. Com base nos resultados foi possível entender que os atletas profissionais treinaram em instituições com mais recursos desde a iniciação esportiva em comparação aos atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Os treinadores de Minas Gerais indicam precariedade na estruturação dos recursos na formação do jovem atleta e ressaltam que há dificuldade em aproveitar o jogador que se destaca nas categorias de base nas equipes profissionais do Estado.

Endereço: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000300491

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.