Resumo

O trabalho foi desenvolvido em 2021, no Polo Bilíngue de surdos de Santo André, composto por um complexo de três unidades escolares: Creche, EMEIEF e Centro Público (EJA). Nas aulas de Educação Física, no ensino remoto, semipresencial e presencial, aconteceram o estudo e a contextualização dos eventos esportivos mundiais que ocorreriam em 2021.As Olimpíadas e Paralimpíadas foram tematizadas por meio de pesquisas, nas quais descobrimos que os surdos possuíam um evento próprio, a Surdolimpíadas. Com o interesse despertado, demos início ao projeto envolvendo os alunos do Polo bilíngue de surdos: do ensino fundamental e da EJA, e mais 748 ouvintes do ensino fundamental e educação infantil.O objetivo geral do trabalho foi o de criar oportunidade aos estudantes de conhecerem os eventos esportivos Olímpico, Paralímpico e Surdolímpico, suas diferenças e semelhanças. O conteúdo abordado em EF foram os Esportes e suas manifestações formais e derivadas, adaptando-se a diferentes contextos. A tematização aconteceu por meio de estudos sobre a história e prática de algumas modalidades esportivas (variações entre o Esporte Atletismo e Futebol Olímpico e Surdolímpico.), com variações existentes nas Surdolimpíadas. A efetiva participação dos alunos no processo se deu por meio de rodas de conversa, pesquisas e vivências práticas. O fato da Surdolimpíadas 2022 estar programada para o Brasil, despertou curiosidade e motivação aos alunos, inclusive sobre a mascote. Então Foi proposta uma atividade em que os alunos surdos criassem a própria mascote com as características que desejassem com a particularidade de estar relacionado à cultura surda, a nomeação dela veio por meio de votação digital pela comunidade escolar. Para socialização dos saberes adquiridos, fizemos uma apresentação expondo o conteúdo incluindo filmagens com as variações dos esportes. O trabalho foi apresentado para as famílias e demais turmas da escola, pelos alunos surdos, utilizando LIBRAS e com auxílio dos intérpretes para os ouvintes.Foram necessárias diferentes apresentações para que pudéssemos contemplar toda a comunidade. Para finalizar o processo foi organizada a visita de três atletas surdos das modalidades Futebol, Judô e Basquete que já participaram da Surdolimpíadas. Os atletas expuseram suas experiências, dificuldades e alegrias quanto a ser um atleta surdo. Para realizarmos a avaliação processual de aprendizagens utilizamos diferentes estratégias:- observação da realização das práticas corporais adaptadas; criação da mascote;produção de vídeos dos conceitos aprendidos e suas práticas;apresentação do trabalho para a escola toda;registro escrito e por meio de desenho para explicar o que foi consolidado no período.

Acessar