Saberes Docentes Acerca do Jogo no Contexto Escolar

Por: e Tiago Nicola Lavoura.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.6 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Através de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico um questionário com questões abertas, e posteriormente fazendo uma análise de conteúdo das respostas adquiridas, este trabalho teve como objetivo verificar qual é a compreensão que os professores de educação física possuem sobre o jogo, considerando-se o contexto escolar e a valorização desta temática no âmbito da Educação Física. Como resultados, pode-se chegar a duas unidades de significados, de acordo com as respostas dos participantes, e também dos pressupostos do método selecionado, sendo elas: classificação coerente (eixo temático principal I), classificação simplificada (eixo temático principal II), sendo que este último eixo temático principal pode ser subdividido em dois eixos temáticos secundários, a saber: conceituação generalizada (eixo temático secundário 1) e conceituação reduzida. Considera-se que a conceituação e o conhecimento apresentando pela maioria dos professores, nesta pesquisa, acerca do jogo no âmbito escolar, se dá de uma maneira generalizada e simplificada, reduzindo de uma certa forma o conceito do jogo, desconsiderando sua complexidade e transcendência de realização.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1283

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.