Significações Acerca do Processo de Inclusão Educacional no Curso de Graduação em Educação Física

Por: Maria Natálha Gomes da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes e Soraya Dayanna Guimarães Santos.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.18 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A compreensão dos sentidos e significados permite entender a relação do indivíduo com a sociedade e a própria construção social humana. Deste modo, esta pesquisa buscou apreender as significações acerca do processo de inclusão educacional em um curso de graduação em Educação Física de uma professora universitária. O presente estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa com enfoque na Psicologia Sócio-Histórica, em que tomou parte uma professora universitária do curso de Educação Física, um aluno surdo e um intérprete/tradutor de Libras. Enquanto instrumentos para produção dos dados utilizou-se a observação com filmagem e a autoconfrontação simples (ACS) e para a análise dos dados empregou-se os Núcleos de Significação. A partir da ACS do episódio 03, foram construídos 02 Núcleos de Significação, “Caminhando para uma prática inclusiva” e “Barreiras no processo inclusivo”. No primeiro núcleo são apresentadas as tentativas da professora em incluir o aluno surdo, as incertezas em relação às estratégias e aos recursos pedagógicos para a efetivação da sua prática inclusiva, a autoanálise de sua prática e a análise da participação do aluno surdo nesse processo. O segundo núcleo trata das dificuldades e insatisfações encontradas pela professora para a promoção da inclusão do aluno surdo. O processo vivenciado pela docente objetivando a inclusão perpassa por pontos que contribuíram em sua prática pedagógica inclusiva, em que incertezas e acertos são apresentados, os quais acabam por levá-la a constituir novas significações em relação à sua atividade profissional e ao processo de inclusão, com a ACS sendo fundamental nas novas significações da professora.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/7617

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.