Editora IFES. None None. 93 páginas.

Sobre

Elaborado por meio de um trabalho colaborativo com a Profa. Dra. Jaqueline Maissiat, este e-book é o produto da dissertação de mestrado intitulada "Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física”. A referida dissertação, concentrada na linha de pesquisa de formação de professores, do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), foi apresentada em maio de 2020, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e surgiu por causa da carência de ações formativas que privilegiassem discussões sobre as tecnologias no processo de ensino de professores de Educação Física. Nesse sentido, buscamos promover uma formação continuada semipresencial com professores de Educação Física durante três meses, tendo como tema as tecnologias digitais e o ensino do esporte, para aplicação e validação dos capítulos que compõem este material educativo. É importante destacar que a construção e a elaboração deste e-book, além de constituir-se como grande desejo meu, também é um dos pré-requisitos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de mestrado profissional concentrados na área de ensino, dos quais o PPGEH faz parte. Portanto, tendo como enfoque a formação continuada de professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, este material educativo tem o objetivo de apresentar algumas reflexõessobre as tecnologias no processo de ensino do esporte e, por conseguinte, constituir-se em subsídio que permita aos docentes pensar, refletir e criar novas possibilidades para o trabalho educativo nas escolas. Para trilhar esse caminho, estruturamos o e-book em sete capítulos. O primeiro traz uma breve discussão sobre a sociedade tecnológica e os novos desafios que ela inflige na escola e no trabalho do professor de Educação Física. O segundo capítulo tem o propósito de levantar algumas questões sobre a possibilidade de trabalho pedagógico com o esporte como objeto de conhecimento curricular. O terceiro capítulo discorre sobre a classificação das práticas esportivas, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O quarto capítulo apresenta algumas classificações dos recursos e ferramentas digitais que podem receber tratamento pedagógico por professores e alunos.

Sumário

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