Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem a aplicação dos temas transversais nas aulas do ensino fundamental como meio de abordar temas emergentes na sociedade contemporânea. Esses assuntos são utilizados por todas as disciplinas. A utilização nas aulas de Educação Física Escolar está vinculada à prática dos professores durante suas experiências com os alunos. Este estudo tem como objetivo identificar a intervenção do professor de Educação Física Escolar valorizando o tema transversal meio ambiente, no sentido de estimular a preservação da natureza. Esta pesquisa é exploratória e descritiva. A população constituiu-se de professores de Educação Física Escolar do ensino fundamental, com uma amostra de quinze sujeitos de ambos os gêneros. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com treze perguntas abertas e fechadas, validado e aplicado mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, caracterizando a participação voluntária dos entrevistados. O preenchimento do questionário pelos participantes ocorreu entre o período de janeiro e fevereiro do ano de 2009. A interpretação dos dados foi feita à luz da estatística descritiva. O perfil do grupo entrevistado apresentou média aritmética das idades de 32,3 anos, do tempo de formado de 7,6 anos e de permanência no local de trabalho de 4,7 anos. Houve um predomínio do gênero feminino com um percentual de 6% a mais sobre o masculino.

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