Transformações Periféricas das Representações Sociais de Alunos do Ensino Fundamental Sobre a Educação Física Escolar Após Intervenção Pedagógica

Por: Elaine Valéria Rizzuti e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.22 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos do estudo são identificar as representações sociais que um grupo de alunos do ensino fundamental de um colégio público tem sobre a Educação Física escolar, e acompanhar a influência de uma proposta pedagógica na estrutura dessas representações. Coletamos os dados em três etapas: por uma dinâmica de associação de palavras no início de 1998 e 1999; e por uma redação sobre Educação Física na escola solicitada aos alunos em meados de 1998, com base na vivência nas aulas daquele semestre. Durante este período, a intervenção pedagógica foi empreendida com aulas práticas e teóricas, seminários, e avaliações práticas e teóricas relacionadas aos conteúdos desenvolvidos, perfazendo o planejamento do curso. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria das Representações Sociais e da Análise do Discurso. Os resultados nos indicam que o núcleo das representações dos alunos sobre a Educação Física escolar é constituído pelo “esporte”; enquanto o sistema periférico sofreu desestabilização, com o surgimento de elementos significativos nas formulações feitas pelos alunos sobre a Educação Física escolar, em direção à sua valorização enquanto disciplina.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/387

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.