Há muitas evidências científicas que o transporte ativo para a escola é uma boa estratégia de promoção da atividade física. É claro que algumas são obrigadas a se deslocar muitos km por aus~encia do Estado e desrespeito ao acesso escolar, mas considerando que um número grande de pais, responsáveis e alunos usam os meios de transporte motorizado para vencer poucos km para chegar a escola. Não conheço experiência no Brasil que tenham incluído este tema como conteúdo da educação física escolar.... Você conhece alguma experiência no Brasil? É viável?

Comentários

Por Karla Lyra
em 24 de Julho de 2009 às 18:47.

No meu estudo durante a iniciação científica verifiquei na população dos adolescentes no município de Rio das Ostras (n=216) uma excelente prevalência (80%) no transporte ativo para deslocamento casa-escola, com média de 24 minutos de caminhada ou pedalada. Já é um bom começo!!!!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Julho de 2009 às 16:51.

Fui favoreceido em meu tempo escolar por vários fatores que me propiciaram realizar todos os deslocamentos via bicicleta.  Na cidade em que vivo até hoje - Niterói (RJ) - tornou-se o transporte preferido pelos jovens. Depois sofremos os efeitos da industrialização no Brasil com o ingresso das montadoras estrangeiras. Atualmente, fica impraticável nos grandes centros urbanos que impliquem deslocamentos maiores. Além disso, a violência impede uma livre circulação de ciclistas sem que tenham algum tipo de problema.

Imagino que em cidades de menor porte possam construir ciclovias e conscientizar a população de seu uso. Os revendedores de bicicletas da cidade podem oferecer estímulos e patrocinar atividades em conjunto com as Prefeituras. P.ex., vi um passeio de bicicletas em Florianópolis comandado pelo próprio prefeito. Um pouco de criatividade e vontade política podem perfeitamente favorecer, senão a todos, a boa parte da população.

Roberto Pimentel.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Julho de 2009 às 08:20.

Acrescento ainda, lembrando o que realizam algumas cidades européias, especialmente Paris, que lançou recentemente a novidade: aluguel de bicicletas para pequenos deslocamentos.

Roberto Pimentel.  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.