Cevnautas da anatomia, alguém consegue chegar ao artigo original reproduzido pelo Terra? Será que tem imagens? Laercio   

Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas  

BBCBrasil.com. - Terra Educação - 20/06/2013 - São Paulo, SP  

Dois médicos britânicos criaram um sistema que usa uma animação em 3D gigante para ajudar estudantes de medicina a compreender melhor o assunto das aulas. Os dois mostraram um gráfico 3D de um rim com quatro metros para demonstrar a função renal durante uma aula na semana passada.  

Estas animações foram desenvolvidas por Kapil Sugand, que trabalha no St. George`s Hospital e no Imperial College, ambos em Londres, e pelo médico Pedro Campos, do St. George`s Hospital. Eles dizem que a técnica não pode ser chamada de holograma, pois é baseada em um tipo de ilusionismo que combina placas de vidro com métodos especiais de iluminação para fazer com que as imagens apareçam flutuando no ar.  

As imagens são animadas e podem ser controladas pelo palestrante. Para criar as animações, são usados três projetores que geram imagens coloridas no palco e foram projetadas para serem usadas em um grande auditório.  

Os médicos afirmam que queriam facilitar a absorção de uma grande quantidade de detalhes e informações, necessários para que os estudantes de medicina passem em provas importantes. Os estudantes podem participar de até nove horas de aulas e palestras por dia e normalmente estudam seis anos para conseguir a qualificação necessária para exercer a profissão.   `

A pesquisa em ciências educacionais mostrou que a capacidade de prestar atenção de um estudante médio dura entre 20 e 30 minutos, mas as aulas padrão duram pelo menos uma hora`, disse Sugand à BBC. `O corpo humano é uma máquina muito complexa. É muito difícil compreender como um rim ou fígado funcionam com slides de Powerpoint, por exemplo.`  

Um `corpo humano holográfico` já foi testado em uma aula de anatomia no Imperial College, mas o projeto não visava uma grande audiência, segundo Sugand. `Isto (o projeto) pode ser uma forma de ensinar procedimentos cirúrgicos para um grande grupo de alunos`, afirmou o médico.   Resposta positiva e custos   A resposta dos alunos do primeiro ano de medicina no St. George`s Hospital, da Universidade de Londres, que participaram da aula com a nova animação 3D foi positiva.   `

Passamos muito tempo olhando manuais e ouvindo aulas para tentar entender os assuntos e acho que isto (a animação) tornaria várias áreas médicas mais fáceis de entender`, disse Hannah Barham.  

`Como conceito é fantástico, mas não acho que vai substituir a aula tradicional no momento, pois não é possível personalizar (as animações para cada aula)`, afirmou outro aluno, Andrew Salmon.  

Sugand admite que as animações visam ser uma ferramenta a mais e não se transformariam em substitutas para o uso de corpos em aulas de anatomia.   `

Nada pode substituir a dissecação de um corpo, é a melhor e mais tradicional forma de aprender anatomia. (O uso de ferramentas) Multimídia se transformou em uma forma de complementar e não de substituir aquele processo`, disse.  

Sugand e Campos gastaram 10 mil libras (cerca de R$ 33,9 mil) para elaborar um pequeno acervo de imagens em 3D, incluindo uma sequência que destaca os efeitos da malária em várias partes do corpo. O dinheiro veio das universidades onde os dois trabalham e também dos pais de Pedro Campos.  

Apesar da demonstração bem-sucedida da animação durante uma palestra, a universidade que sediou o evento já informou que o projeto ainda não deverá ser aplicado.  

`O custo seria muito alto. Neste estágio é mais uma prova do conceito`, disse um porta-voz do hospital St. George`s Hospital e da Universidade de Londres.      

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Junho de 2013 às 06:15.

Laércio,

Esta é mais uma excelente informação para educadores. Visitei o site do Terra. (www.terra.com.bt e constatei a notícia enriquecida por algumas fotos. Infelizmente, há uma ressalva da BBC para a permissão na sua reprodução:

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Sendo assim, os interessados deverão acessar o Terra: www.terra.com.br/noticias/ciencia/  e identificar no rol de notícias o artigo abaixo.  

CIÊNCIA 20 de Junho de 2013 • 13h25 • atualizado às 14h11 Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas

 

Por Laercio Elias Pereira
em 22 de Junho de 2013 às 08:53.

Opa, Roberto,     Você conseguiu algum endereço do artigo original, dos professores ou da universidade?

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Junho de 2013 às 19:04.

Oi Laércio,

Como pode observar, levantei de madrugada para atender seu pedido. Por ora, não posso atendê-lo por circunstâncias de pesquisas que realizo e a finalização de outros dois livros: o 3º volume da História do Voleibol no Brasil, agora focado em Nictheroy e um opúsculo sobre o Jogo de Peteca na Praia de Icaraí.

Vamos esperar e ver se algum dos amigos consegue o que pediu. Até breve! 


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