Amanhã sairá o resultado das cidades que receberão os Jogos da Copa do Mundo, mas quais seriam as dificuldades em relação a transporte nas diferentes cidades do Brasil. Vou exemplicar começando pelo Rio de Janeiro e acho que o debate pudesse prosseguir com outas contribuições.

 

Rio de Janeiro - falta estacionamento para carros nos 2 estádios principais (Maracanã e Engenhão). Metrô (exceto Engenhão) e Trem chegam aos estádios porém partem de poucos pontos da cidade. Não tem trem ou metro desde os 3 aeroportos da cidade (Galeão, Santos Dumond e Jacarepagua); a rodoviária não atende a demanada da cidade; existe apenas um ponto de redistribuição de onibus na cidade (CENTRAL) e isso faz com que os onibus tradicionais se multipliquem por longos trajetos demorando o tempo de espera; não otimização nautica já que existe toda a costa para ser explorada. O que mais pode ser visto nesta e outras cidades?

 

Saudações Acadêmicas,

Leonardo Mataruna.

 

Comentários

Por Alexandre Moreno Castellani
em 30 de Maio de 2009 às 12:57.

Pacaembu, Pq.Antártica e futuramente, Morumbi são ou vão ser atendidos por metrô.
Os 3 Estádios também ficam próximos dos Aeroportos e Corredores de ônibus.

Tem uma série de projetos que devem ser agilizados por conta da Copa.

No Rio, o buraco é mais embaixo. Nada acontece. Nada planejado. No Pan criaram a aberração "Metrô Barra". Um ônbius. Ou um monumento à cara-de-pau do político carioca. Dia desses fui de "metrô" da Barra até a ZS. E não é que furou o pneu do metrô!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.