Leonardo Jose Mataruna dos Santos

Professor de Educação Física
Brasil, Rio de Janeiro - RJ.

Multiculturalista de nascimento, cruzamento de famlia asiática que migrou da Europa com família africana que vivia com indios em território americano, sempre estive ligado na diversidade cultural. Buscando entender as pessoas como elas são, iniciei no Teatro ainda na infância. Na adolescência decidi que iria seguir pelo Jornalismo. Pela condição de atleta acabei indo para a ação docente em Educação Física e Judô (Faixa Preta 3o Dan). Por término precoce na carreira esportiva em função de uma lesão, me apliquei às pós-graduações (Lato-sensu) em Judô (CCFEx), Docência Superior (UCAM), Treinamento de RH (ABT), Olympic Studies (IOA) e mais recentemente em História Militar (UNISUL). No tempo do Mestrado (UNICAMP) passei por técnico de equipe Paraolímpica e membro de comissão técnica Olímpica, indo aos Jogos de Sydney 2000 e Atenas 2004. No inicio do doutoramento migrei para o campo do Olimpismo e participei em sequência nos Jogos de Torino 2006 e Beijing 2008. Pesquisador na área de Estudos Olímpicos e membro da Academia Olímpica Brasileira, atuo como Oficial da Marinha do Brasil e Estrategista da Seleção Brasileira de Judô, além de Professor de Pós-Graduação em algumas universidades do Brasil e Exterior. Inovei as discussões no Brasil em Educação Física Hospitalar depois de visitar mais de 46 países e trabalhar na França e Cuba.  Atuo como coordenador de listas do Centro Esportivo Virtual. Atuo também como Comentarista da Rede GloboSat de Televisão no Canal Sportv e torce pelo Madureira Esporte Clube, o tricolor suburbano.

Experiência Profissional:

- President of Latin America of 3E’Qua - Olympic Education. -Asociação Brasileira de Desportos para Cegos - ABDC / Comitê Paraolímpico Brasileiros - Técnico Nacional de Judô/Coordenador de Assuntos Científicos (2001-2008). - Coordenador de Graduação do Curso de Educação Física da UNIABEU (2002-2005). - Coordenador do Grupo de Estudos em Saúde Pública Aplicados à Atividade Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-2001). - Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Hospitalar - UNIABEU (2003-2005). - Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Populacionais do Intituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2004). - Membro do Departamento Técnico e do Departamento de Ciencia, Projetos e Pesquisas da FJERJ - Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (1999-2009). - Membro Fundador e Diretor da Área de Saúde Mental do Instituto Latinoamericano de Actividad Física Terapéutica - ILAFiT. - Professor Convidado do Departamento de Corridas da UFRJ (1999-2001). - Prática Docente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2002) - Pró-Reitoria Acadêmica da UNIABEU (2004-2005) - Coordenador de Projetos da Terceira Idade da Prefeitura do RJ (2000-2003) Vila Olímpica da Maré; Professor da Rede Municipal - Escola Ordem e Progresso (2003). Estive representante da SOBAMA - Rio de Janeiro (2003-2004); IOAPA-BRAZIL (2007-2009); e membro da SPBC, CONBRACE e AOB. Estrategista da Seleção Brasileira Olímpica de Judô e Oficial da Marinha do Brasil. 


© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.