Cevnautas,                                            
Estão palestrando aqui na Unicamp os principais responsáveis pelas Olimpíadas (de História, Português,  Matemática...) e feiras de ciências. Estou me insinuando com a velha idéia da Olimpíada Virtual de Esporte, já conversada aqui na Comunidade EFE
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/olimpiada-virtual-o-que-e-como-participar/

Está sendo transmitido: http://www.rtv.unicamp.br/aovivo/canal1/

O evento: A Aprendizagem por Livre Escolha e o Papel da Universidade

O “aprendizado por livre escolha” é o tema proposto pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp para o Fórum de Arte e Cultura dos Fóruns Permanentes da Unicamp , que será realizado na próxima quarta-feira (16), das 9h às 17h, no Centro de Convenções da Universidade. Colocando em questão as opções de escolha de onde e como aprender, o tema retoma os conceitos do ensino formal e informal sob nova perspectiva. Neste contexto, espaços não escolares como museus, clubes de ciência, concursos diversos, zoológicos e acampamentos, ganham destaque.

O Fórum discutirá o papel que as universidades podem e devem desempenhar neste contexto, seja através de atuação direta junto a públicos amplos, seja na formação de profissionais das mais diversas áreas.

O programa conta, entre outras, com a presença do Prof. Ernst Hamburger, um dos criadores da Estação Ciência e atualmente coordenador do Programa Mão na Massa, e do Prof. Roberto Greco, coordenador da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra na Itália, que chega ao Brasil como bolsista do Programa Professor Visitante do Exterior na Unicamp. Veja mais detalhes na programação abaixo.

Programa:

16 de maio
9:00–9:30 Abertura

Prof. Edgard De Decca – Coordenador Geral da UNICAMP; Prof. Marcelo Firer – Diretor do Museu Exploratório de Ciências; Profª. Laura Rifo – Diretora Adjunta do Museu Exploratório de Ciências.

9:30–10:20
Mesa Redonda: Olimpíadas de Ciências

Profa. Ana Catarina Hellmeister - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; Prof. Roberto Greco - Olimpíada Internacional de Geociências.

10:20–10:35 coffee break

10:35–11:25
Mesa Redonda: Olimpíadas de Ciências II

Profª. Cristina Meneguello - Olimpíada Nacional em História do Brasil; Prof. Ozimar Pereira - Rede POC, Programa de Olimpíadas de Conhecimento.

11:25–12:00 Perguntas do Público

12:00–14:00 pausa para almoço

14:00–14:50
Mesa Redonda: Clubes de Ciências

Prof. Ernst Hamburger - Estação Ciência, Programa Mão na Massa; Profa. Leila Beltramini - Coordenadoria de Educação e Difusão de Ciências, CBME/INBEQMeDI.

14:50–15:05 coffee break

15:05–15:55
Mesa Redonda: Clubes de Ciências II

Profa. Maria José Mesquita - Programa Meteorologista Cidadão; Prof. Luís Rocha - Sociedade de Espeleologia do Paraná.

15:55–17:00 Perguntas do público

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 20 de Maio de 2012 às 23:44.


Ainda não pensei em detalhes como uma Olimpíada Virtural do Esporte poderia ser feito, mas a idéia é muito interessante. Já pensou os interessandos participando de um "grande jogo" de conhecimentos?

Laércio, leve sua idéia para frente e vamos ver no que dá.

Por Laercio Elias Pereira
em 21 de Maio de 2012 às 04:25.

Edison, Pessoal,

Vamos retomar o plano da Olimpíada Virtual no debate que já teve bastante conversa. Por enquanto devo esclarecer que a olimpíada de esporte pode ter uma modalidade de conhecimento sobre Atividade Física e Esporte, mas o principal é composto mesmo pelas modalidades que temos nas nossas olimpíadas internas das escolas. Sim, sem exclusão, como explicou o Prof Listello.

Uma idéia simplória da competição:

Atletismo - Salto em distância

Equipe - 6º ano. 30 participantes (a fórmula da equalização das equipes pode levar em conta sexo, peso e altura dos estudantes, talvez as condições da pista e da caixa de salto)

Cada estudante realiza 3 saltos. Somam-se os 90 saltos. A comissão de divulgação posta o resultado no portal da Olimpíada Virtual

Podemos realizar arremessos de basquete, saques de voleibol ou o que a equipe oraganizadora composta pelos professores participantes decidir.

Certamente teremos as modalidades logotipo, grito de torcida, música, coreografia de comemoração, festa de abertura... (postada no Youtube)...

Vamos continuar a conversa lá, entre os interessados na OV.

http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/olimpiada-virtual-o-que-e-como-participar/

Laércio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.