Novamente o CONFEF. Leiam o site da cbb em (http://www.cbb.com.br/noticias/showrelease.asp?artigo=6126). Ali temos mais um técnico sendo lançado sem ter a formação em educação física. Fiquei em dúvida: será que ela não é formada? Em 2007 eu fiz um curso obrigatório na FPB e lá estava ela, assistindo como técnica. Pensei que era formada ou estava estudando ou iria concluir... sei lá... Mas consta como sendo 10/04/2006 a data do primeiro registro de JANETH DOS SANTOS ARCAIN na FPB e o Registro no CREF é CREF 056660-P/SP, ou seja, provisionado. Mas como?!?!?! Em 1996 nossa querida atleta estava jogando basquete profissional... Como ela comprovou ações desenvolvidas como técnica de basquete dois anos antes da promulgação da legislação que regulamenta a educação física? Deixa eu ver o que diz no site do CREF/SP... Bem, lá tem o Programa de Instrução para Provisionado (http://www.crefsp.org.br/interna.asp?secao_id=49) indicando quais os passos são necessários para ter o registro. ainda é possível ter o registro como provisionado? O que diz a lei que regulamenta a educação física? A Lei 9696 de 01/09/1998, determina em seu "Art. 2º, III - os que, até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educação Física". Mas como ela comprovou ter trabalhado antes de 1998? Talvez como o Dunga, como divulgador da seleção e com documentos da CBB. As federações nem são fiscalizadas e/ou exigem o registro no CONFEF/CREF para que os técnicos atuem. Nesse período ela jogava entre SP, RJ, Espanha e EUA (WNBA) - aliás, em 1997, 1998, 1999 e 2000 jogava lá, no Houston Comets.

Eu não tenho nada contra as pessoas, os atletas que foram Janeth, Renato, Dunga, pelo contrário, torci por suas vitórias enquanto vestidos com o uniforme de nossas seleções, mas a legislação NÃO esta sendo cumprida e o CONFEF/CREF tem que dizer por quê. Mais que isso: esta na hora de uma associação ou um profissional mover uma ação contra o esse provisionamento "ad eternum" que beneficia atletas de ponta que NUNCA ATUARAM COMO TÉCNICOS COMO DETERMINA A LEGISLAÇÃO. Ser divulgador do esporte não é ser técnico desportivo. Desculpa furada. Busca de cobres e visibilidade do sistema CONFEF/CREF.

Não sou dos contra o sistema, mas a forma como conduzem o sistema, como beneficiam pessoas que não tem a formação vai nos levar ao mesmo destino que tiveram os jornalistas - claro que por motivos diverso da liberdade de expressão, talvez algo como a universalização do esporte, a ocmprovação, pela prática mesmo, que a formação é desnecessária e que os cursos de educação física não precisam existir. Será o caos criado por um presente permissivo.

Fico na escuta...

Carlos Alex Soares ---> carlosalexsoares@gmail.com ---> Pelotas-RS

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.