Apesar dos avanços da inserção do profisional de educação física no setor saúde, há muito o que conquistar, incluindo a disponibilidade de vagas nas residências multiprofissionais. A força de trabalho do profisional de educação  física tem sido estudado, como pode ser visto neste artigo "Força de trabalho de Profissionais de Educação Física na Atenção Primária à Saúde" da Debora Bernardo da Silva e colaboradores da ou no artigo: "A Educação Física como força de trabalho do SUS: análise dos tipos de vínculos profissionais" Leonardo Vieira Araújo e colaboradores.

Por que, ainda hoje, em um edital de Residência Multiprofissional não se inclui o Profisional de Educação Física? 

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 4 de Outubro de 2023 às 10:44.

Opa, Douglas,Pessoal,

Seria legal alguém aqui do ramo manter o fogo (de artilharia?) aceso na Comunidade EF Em São Paulo. 

https://cev.org.br/comunidade/sao-paulo/

Laércio

Por Laercio Elias Pereira
em 4 de Outubro de 2023 às 11:41.

Gente Boa da AF & Saúde,

Uma das funções das comunidades é trazer novidades bibiográficas, que devem estar - ou ir rs - na Biblioteca do CEV (hoje com 89.942 publicações).

O primeiro artigo sugerido pelo Douglas está no CEV. Infelizmente com nunhum autor com página no quem é que pra gente fazer o link.

Força de Trabalho de Profissionais de Educação Física na Atenção Primária à Saúde

Já a segunda sugestão ainda não estava na biblioteca. Cadastramos o exemplar de 2023 e o artigo. Lembrando: temos mais de mil títulos de periódicos na biblioteca. 30 são da coleção CORE - como a RBFS, que têm tudo. As demais temos só os artigos de interersse da EFEL.

A boa notícia é que a maioria dos autores do artigo mais recente tem página no quem é quem e, clicando nos nomes, dá pra conhecer o autor - tem uma apresentação(zinha), a relação das obras que estão na biblioteca e a lista classificada do Colégio Invisível (autores relacionados), além do contato.

A Educação Física como força de trabalho do SUS: análise dos tipos de vínculos profissionais

Alguma sugestão?

Laércio

Por Edison Yamazaki
em 31 de Outubro de 2023 às 10:23.

A imagem do profissional de educação física é aquele que irá trabalhar num clube, num time, numa academia, onde é bem aceito e inquestionável. Ele vive cercado de pessoas saudáveis que buscam aprimorar suas performances. O esporte no Brasil não é voltado para a saúde, mas para competição e desempenho. Por isso, a educação física ainda não desperta tanto interesse na área de saúde, mesmo que seja para um trabalho preventivo. É uma questão de imagem, cultura e falta de valorização do profissonal da educação física. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.