Formação de Educadores: as Contribuições de Um Método Pedagógico em Desenvolvimento no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (iterra)

Por: Nair Casagrande.

Motrivivência - v.18 - n.26 - 2006

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Resumo

Este artigo apresenta o tema da formação permanente dos professores de educação física e aborda o conteúdo dessa formação, o conhecimento crítico-criativo. Discute a organização dos professores e o papel da formação a partir da prática
profissional e dos saberes sistematizados, sugerindo novos caminhos para a área profissional e acadêmica. O professor,
como sujeito que estuda, pesquisa e intervém na realidade é concebido como um agente de transformação social desde
a formação inicial, até as experiências da profissão. O processo de formaçãopermanente é compreendido nos marcos da flexibilidade, tolerância, autonomia e responsabilidade coletiva, questões complexas e, ao mesmo tempo, coerentes com as novas determinações do mundo produtivo que apresenta novas determinações para a atividade docente, que passa a ser uma questão não apenas das instituições formadoras mas também uma necessidade dos próprios professores.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/678

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