Por uma Epistemologia da Educação dos Corpos e da Educação Física

Por: Eduardo Galak (Organizador), (Organizador) e (Organizador).

156 páginas. EDUFRN. 2029

Send to Kindle


Sobre a Obra

O volume 3 – “Por uma epistemologia da educação dos corpos e da educação física” – que compõe a coleção “Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE”, pretende desenvolver uma cartografia de uma comunidade intelectual que vem se formando há mais de quatro décadas, apresentando posicionamentos epistemológicos da educação física e da educação do corpo. Efeito das discussões que vêm se produzindo no GTT Epistemologia, os textos desse livro fazem um investimento teórico para interpelar discursos historicamente incorporados na disciplina por meio da indagação dos sentidos sobre a ciência, as pedagogias dos corpos, as experiências, as subjetividades, a ética, a política e a estética. A proposta de fundo é poder articular posicionamentos epistêmicos sem desempoderar as suas especificidades, de modo que a circulação das ideias aqui reunidas possa problematizar as nossas contingentes realidades sociais e, com isso, aprofundar saberes do campo científico-acadêmico da educação dos corpos, da educação física e das ciências do esporte.
 

Sumário

título página
APRESENTAÇÃO Perspectivas Epistemológicas Para Pensar a Educação Física e a Educação do Corpo 7
Escola, Conhecimento e Democracia: o Lugar da Educação Física 15
A Experiência do Corpo na Dança: Entrecruzamentos Entre Ciência, Estética, ética e Política 33
As Derivas do Corpo e Sua Educação: dos Seus Saberes e das Suas Artes 49
De Los Obstáculos Epistemológicos a Un Programa de Investigación Del Cuerpo 63

Endereço: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29064

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.