Resumo

O Yoga é uma manifestação corporal humana considerada como uma filosofia teórico-prática que visa a integralidade do ser, com origem há mais de cinco mil anos na Índia. Embora sua prática não faça parte da maioria dos currículos oficiais da Educação Infantil, a inserção desta filosofia e prática na escola é capaz de oferecer experiências significativas às crianças. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar um processo educativo com base nos conhecimentos filosófico-práticos do Yoga desenvolvidos no contexto da Educação Infantil. O percurso metodológico foi fundamentado na pesquisa qualitativa, orientada por uma narrativa autobiográfica, somada a um estudo de natureza documental, cujas fontes foram planos de aulas e relatórios de desenvolvimento do projeto “Yoga na Educação Infantil”, realizados com crianças da turma do Infantil IV e V (faixa etária entre quatro e cinco anos), durante os anos de 2016 e 2017, em uma escola municipal de Educação Infantil de Bauru-SP, Brasil. A análise dos dados permitiu refletir sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem do Yoga com as crianças e suas implicações para promover o desenvolvimento da corporeidade e a formação de valores na infância. Na primeira categoria de análise, intitulada eu me desafio, me conheço e me expresso, evidenciou-se que a prática do Yoga na Educação Infantil realizada com a interpretação de histórias, músicas, jogos e brincadeiras, despertou a imaginação das crianças, contribuiu para o desenvolvimento da percepção de si, proporcionou novos desafios corporais e possibilitou o movimento como uma nova forma de linguagem e expressão. Na categoria eu encontro equilíbrio em meus pensamentos e ações, constatou-se que as atividades de observação e controle da respiração possibilitaram que as crianças aquietassem seus pensamentos, acalmando e encontrando o equilíbrio e o pertencimento ao momento presente. Na categoria aprimoramento pessoal, verificou–se que atividades como a reflexão e a interpretação de diferentes histórias e brincadeiras como o jogo da memória com ásanas, a estátua do Yoga e a corrida de bolinhas, proporcionaram situações em que as crianças se empenharam e necessitaram de autocontrole, concentração, autoestudo e determinação, visando ao aprimoramento pessoal, o que exigiu momentos de estudo e dedicação para que elas alcançassem seu objetivo. Na categoria eu me respeito e respeito aos outros, a natureza e o mundo, verificou-se que mediadas por histórias, fábulas, brincadeiras e fatos do dia-a-dia, as práticas do Yoga proporcionaram às crianças momentos de reflexão sobre o respeito a si mesmo ao conhecer seus próprios limites e possibilidades, o autocontrole ao evitar uma briga ou se exceder em um movimento que causasse desconforto ou dor, o respeito aos outros ao se colocar no lugar do outro, o respeito à natureza e ao mundo ao pensar nas consequências de suas ações. Conclui-se que o ensino de Yoga na Educação Infantil desenvolvido com intencionalidade educativa, organizado com objetivo geral, objetivos específicos, conteúdos, recursos metodológicos e avaliação, possibilitaram o desenvolvimento da corporeidade e a formação de valores na infância.

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