Integra

Todos nós somos “filhos” do século passado. Dele herdamos avanços científicos & tecnológicos como jamais antes se havia produzido.

A “fé” na ciência e na educação como redentoras da humanidade alimentou muitas esperanças de um mundo melhor, mais justo e menos desigual, esperanças essas sufocadas pela realidade do colapso que espreita nosso planeta, dada nossa incapacidade política de construirmos um mundo sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

Dos vários momentos do século XX representativos da loucura humana, certamente um dos mais aviltantes nos reporta ao dia 1º de setembro. Nesse dia, no ano de 1939, a Alemanha de Hitler invadia a Polônia, demarcando o início da 2ª Grande Guerra.

Os horrores daquele conflito bélico repercutem até os dias de hoje, infelizmente não de forma a evitar que nós não mais cometêssemos atos rotulados de lesa humanidade, os quais grassam freneticamente ao nosso redor.

Para que não esqueçamos da loucura do nazifascismo recomendo jamais esquecermos de lembrar a data de 1º de setembro como o dia em que a humanidade deu mostras da ausência de limites de sua insanidade.

Em sala de aula, junto aos meus alunos, estarei assistindo o filme Arquitetura da Destruição, retrato fiel da estética nazista explicitadora do discurso eugênico da superioridade da raça ariana. Convido-os a fazer o mesmo!

1º de Setembro: Jamais esquecer; Nada a comemorar!